terça-feira, 29 de novembro de 2011

Meu querido mixer...

Se tem uma coisa que detesto é lavar louça... Toda vez que cozinho é a maior festa, tento ir lavando a louça para que ela não acumule na pia... Mas como sou só eu quem lava louça aqui em casa ultimamente, é inevitável não acumular uns copos... E admito, tem dias que estou de saco cheio e deixo para lavar a louça no dia seguinte...Adoro quando posso fazer uma receita que use poucos utensílios no dia-a-dia porque me poupa um tempo precioso na frente da pia.... Amo de paixão meu mixer, desempelota molhos, faz sopinhas cremosas e bato algumas massas leves com ele. A vantagem é que só desmonto a parte de baixo para lavar e a panela ou a bacia ( que já iria ter que lavar de qualquer jeito). Recomendo muitíssimo ter em uma cozinha.É prático e eficiente e deixa alguns pratos com carinha profissional... Tem muitas marcas chiques de mixer, mas esse da Philips/Walita quebra o galho, nunca me deixou na mão. E olha que uso bastante!





Ele também vem com um mini processador que uso para picar cebola ou alho... Tuuudo de bom..
E vocês, quais apetrechos na cozinha recomendam??


terça-feira, 22 de novembro de 2011

Biscoitos de fubá


Tem dias que a gente fica louco por um docinho caseiro... Às vezes precisamos desse mimo e toda vez que quero um conforto, voto por biscoitos! Até porque fica fácil de congelar as sobras de massa e meu marido adora levar para o trabalho...Eu olhei na dispensa e não tinha chocolate em pó ou cacau... Nada de chocolate, infelizmente. Fui ao supermercado ( Extra e carrefour ) e acreditam que não tinha nem cacau em pó nem chocolate em pó? Só tinha achocolatado... Me revoltei e voltei com as mãos vazias... Enfim, ainda decidida a fazer biscoitos fui ver o que tinha na despensa e acabei vendo um pacote de fubá esquecido.. Vi essa receita no blog da Glau e decidi que ia ter que fazer esses biscoitinhos fofos correndo!




Biscoitinhos de fubá da Quitandoca


Ingredientes:
♥ 150 gramas de manteiga em temperatura ambiente
♥ 150 gramas de açúcar ( usei de demerara)
♥ 250 gramas de fubá
♥ 100 gramas de farinha de trigo (usei farinha integral)
♥ 2 colheres de sopa de raspas de limão ou laranja (usei laranja)
♥ 2 ovos
Modo de Preparo:
Pré-aqueça o forno a 180C e forre duas formas grandes com papel manteiga (eu usei Silpat). Num pote grande bata a manteiga com o açúcar usando uma colher de pau ( a Glau do Quitandoca usou a batedeira) até formar um creme bem macio. 
Adicione os ovos e bata bem para incorporar. Aos poucos, vá adicionando a farinha e o fubá, meio copo de cada vez, mexendo com a colher para incorporar e formar uma massa bem macia que descola do pote e totalmente das mãos.


Eventualmente você não vai sentir necessidade de usar todo o fubá até formar uma massa macia. (eu não precisei). A Glau avisa que cada lugar tem um ambiente diferente, com umidades relativas distintas por isso você deve ficar bem atenta.
Abra a massa entre duas folhas de filme plástico ou papel manteiga até chegar a uma massa com cerca de meio centímetro de grossura e corte os biscoitinhos no formato que desejar. (eu enrolei na mão e achatei com ajuda de um garfo e polvilhei canela por cima. Arranje os biscoitos em formas forradas com papel manteiga e asse por 12 a 15 minutos a 180C ou até que fiquem levemente dourados nas bordas.




Assim que eu tiro do forno coloco numa grade pra esfriar. 


Minhas fotos ficaram bem piores que a da Glau ( mas também é injustiça, ela é profissional...risos), sugiro que entrem no blog dela para salivarem...




Os biscoitinhos ficam bem gostosinhos... Crocantes e beeem amarelinhos. Achei um pouco doce para meu paladar, da próxima vez vou colocar um pouco menos de açúcar...Mas outras pessoas que comeram acharam bom do jeito que estava... Recomendo que testem e me digam depois o que acharam... ^_^ Mas ainda fiquei com vontade de comer cookies de chocolate... =(

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Máquina de fazer pão

Para aquelas que são como eu, que adooooram praticidade e sabem da importância de uma bom café da manhã a Máquina de fazer pão é uma grande maravilha!Estou colocando aqui algumas informações para verem  se para você, também vale a pena comprar essa maquininha...


Prós : A máquina além de amassar o pão, deixar descansar para fermentar no tempo que você quiser tem várias opções para facilitar sua vida. É só programá-la caso queira um pão quentinho ao acordar ou ao chegar do seu trabalho.


Contras: Ela é bem grande e  barulhenta. Os tempos de fermentação quando você deixa tudo programado são padronizados, caso queira personalizar, você irá usar a máquina só para bater a massa mesmo ( e para quem não curte bater a massa na mão, uma boa batedeira consegue dar conta do recado).


Minha conclusão: Para as grandes as especialistas em pão, talvez não seja uma grande aquisição. Mas para aquelas que nem eu que não tem tanta habilidade e tempo, a máquina de fazer pão é um eletroportátil bem bacana de se ter em uma cozinha.


Meninas, minha cozinha é minúscula, mas mesmo assim arrumei um lugarzinho para colocá-la.E ando usando ela direto,então para mim o casamento com ela tem sido perfeito! ^_^


O modelo da minha é a Britânia Multi Pane, pelas minhas pesquisas essa tinha sido a melhor em custo benefício... Mas existem muitas outras marcas excelentes também.






Abaixo, é a minha querida máquina... O coração rosa não vem nela não,viu?risos...




Esses são os medidores que vêm com a máquina, eu normalmente uso eles nas receitas...

Antes de usar pela primeira vez tem que fazer um preparo rápido da máquina... Siga as etapas do Manual..
Aconselho a fazer a receita mais simples.... Abaixo o primeiro pão que fiz...







quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Pão australiano e muita preguiça... =/



Fico pensando como devia ser a vida antigamente, sem smartphones, celulares, laptops,TV... A gente fica realmente refém da tecnologia e vicia mesmo! Mas comecei a perceber que devemos tentar nos desligar de vez em quando de tanta tecnologia. Comecei a me programar para sempre tentar ler um livro, mexer com meu artesanato que há anos não fazia (sempre reclamando por falta de tempo) ou organizar algumas coisas da minha vida e não ir ligando logo o computador assim que chego em casa. Meus dias parecem ser mais longos quando faço isso, porque será? risos...Mas ainda acho que devemos aproveitar da boa tecnologia que nos poupa tempo para fazermos outras coisas... Amo eletroportáteis na cozinha, se pudesse teria milhares...risos... Sei que tem muitos inúteis e muitas pessoas dizem que se resolvem com uma boa faca, uma boa panela, colheres e um fouet. Peço desculpas aos puristas, mas amo a praticidade de poder deixar a comida ficar cozinhando sozinha enquanto faço outras coisas... E podem até me apedrejar, mas AMO fazer pão na máquina de pão sem nem tocar na massa, programo tudo e ela faz o resto todinho...Sei que é muito bom fazer uma massa com as próprias mãos, já adorei sovar um pão, mas hoje com pilhas de louça para lavar, roupas para passar e muita coisa para estudar,não posso me dar ao luxo de acordar de madrugada para ter um pão quentinho na mesa de manhã....
Aqui perto de casa não tem uma padaria boa sequer... Todos os dias de manhã estávamos comendo frutas e pão de forma integral que comprávamos no supermercado mesmo... E pasmem, eu tinha uma máquina de fazer pão da Britânia há tempos e nunca tinha usado. Mas um belo dia minha indignação pela minha falta de atitude de usar a máquina foi maior que a preguiça e coloquei ela para funcionar. Pensem na minha surpresa? Me arrependi de nunca tê-la usado antes... Fácil demais de operar e os pães ficam divinooos! E o melhor é que você pode programá-la para o pão ficar pronto a hora que você quiser... Viciei totalmente... Virou um despertador nasal... Acordo com o cheirinho do pão assando... Maravilha...


Fiz esse pão do Cinara´s Place mês passado e amei... Essa foi a primeira vez que o fiz, então não ficou como o da Cinara, mas a próxima vez, farei  do jeitinho que ela fez e atualizo as fotos! 




Ingredientes:


 ♥ 1  1/4 xícara de água morna
 ♥Corante alimentício marrom ( não coloquei)
 ♥ 2 colheres (sopa) de margarina ( usei manteiga sem sal)
 ♥1/2 xícara de melado
 ♥ 1   3/4 xícara de farinha de trigo branca
 ♥ 1 xícara de farinha de trigo integral
 ♥ 1 xícara de farinha de centeio ( adicionei mais 1/2 xícara de farinha de centeio
 ♥ 2 colheres (sopa) chocolate em pó
 ♥ 3 colheres ( sopa) de açúcar mascavo
 ♥1 colher (chá) de sal
 ♥ 1 colher (sopa) de glúten ( não usei)
 ♥ 1   1/2 colher (chá) de fermento biológico seco ( usei fermento biológico seco instantâneo)
 ♥ Fubá para polvilhar ( não usei, pois assei o pão na máquina)



Obs.: Acho que como programei a máquina e o fato de eu ter usado o instantâneo em vez do normal  , a água morna esfriou e isso pode ter influenciado na fermentação.O pão murchou um pouquinho, e ficou com essa cara de bolo ( a textura ficou igual a de pão de forma) mas ficou bem fofinho e delicioso. Peço que tomem cuidado ao colocar o sal , pois no manual eles indicam que ele jamais entre em contato com o fermento antes de entrarem em contato com a água. Eu faço um buraquinho na farinha e coloco o sal dentro, para ele não encostar no fermento ( sal ajuda a controlar a fermentação, mas se entrar em contato com o fermento antes do momento correto, pode "matar" a ação do fermento). Da próxima vez, tento fazer do jeito certo e atualizo as fotos, ok?
Obs2.: Gostei ainda mais do pão frio( gozado,né), porque achei que os sabores ficam bem harmoniosos quando estão frios..
Obs3: Fiquei ansiosa e quis cortar o pão quente e por isso ele está quebradinho na ponta... ^_^

Abraços!!
Nat

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Boda de Papel

No mês passado, eu e meu marido completamos 1 ano de casamento. Estávamos em dúvida se íamos sair ou o que iríamos fazer, então saímos no dia anterior e na data comemoramos em casa mesmo, mas com estilo... ^_^
Eu e meu marido estamos juntos há quase 9 anos... Namoramos durante quase 8 e mais 1 ano de casados.
Depois de tanto tempo convivendo e passando por várias experiências juntos, sempre devemos tentar manter o sentimento do início do relacionamento. Meu marido é bem desligado e quase não planeja grandes feitos românticos, mas a sinceridade e a simplicidade com a qual expressa os sentimentos sempre me agradou muito. Mas na verdade, o que seria ser romântico,não é? Algumas pessoas acreditam em grandes manifestações públicas para declarar seu amor, cartas longas descrevendo sentimentos, presentes com flores a todo momento e algumas outras coisas nesse estilo... Para mim, acordar de manhã com a pessoa ao seu lado te admirando com todo o afeto no olhar, mesmo você estando com a cara toda amassada e um beijo bem carinhoso acompanhado de um abraço acolhedor sem o menor motivo são os gestos mais sublimes do amor... Acredito que cada casal tenha seu ritmo e se ambos estão satisfeitos, por que questionar se algumas vezes seu relacionamento não parece um filme de comédia romântica? Brinco dizendo que nós dois somos duas pessoas totalmente imperfeitas, mas um casal completamente perfeito um ao outro! 
Com esse todo esse afeto no ar, seguem alguns acontecimentos do dia...
Meu marido me deu um conjunto de panelas que estava de olho há tempos, mas desanimada para comprar devido ao preço... E ele sabe que toda vez que me pergunta o que quero de presente, sempre é algo para nossa cozinha! =D 
Essas panelas são maravilhosas... Tô usando todos os dias, recomendo muuuito!!!

Fiz um cardápio do que teríamos para comer no dia( desde o café da manhã até a sobremesa do jantar, e não se preocupem,não tem nada obsceno escrito!).Vou postar aqui somente as fotos do almoço!

Acho que se clicarem no cardápio, vocês vão conseguir ler o que comemos! ^_^

Almoço:

Arroz vermelho
Ingredientes:

♥ 1 xícara de arroz vermelho lavado e escorrido
♥ 2 e 1/2 xícaras de água
♥ 1/2 cebola picada
♥ 2 dentes de alho
♥ 1 colher (sopa) de azeite
♥  sal marinho moído na hora a gosto


Modo de Preparo:
♥Nu
ma panela de pressão, refogue a cebola com o alho até ficarem transparentes. Acrescente o arroz vermelho e o sal e refogue por alguns segundos. Coloque a água, tampe a panela e após a pressão, abaixe o fogo e deixe cozinhar por aproximadamente 25min.


Cogumelos paris frescos

 Corte os cogumelos em lâminas e salteie em manteiga quente. Temperei com sal e pimenta do reino moídos na hora

Ervilhas Tortas
♥Retire as pontas e a fibra que se encontra na lateral das ervilhas, lave-as e refogue em azeite com alho. Temperei com sal apenas.

Filé de merluza e camarões grelhados com amêndoas tostadas

♥Coloque os filés e os camarões já descongelados em em refratário e tempere com o sal, o alho, o cominho, a pimenta e o suco do limão e deixe marinar na geladeira por 30 minutos. Grelhei o peixe na manteiga com ervas e quando estava quase cozido, acrescentei os camarões

Salada com mix de folhas e tomates secos regados com azeite e aceto balsâmico




Cupcakes de chocolate

♥  1/2 xícara de farinha branca
♥ 1/2 xícara de farinha integral
♥ 1/4 xícara de cacau em pó
♥ 1 1/4 colher (chá) fermento em pó
♥ 1/4 colher de sal
♥ 1 ovo caipira orgânico grande
♥1/2 xícara açúcar mascavo apertado na xícara
♥ 1/2 xícara de açúcar demerara
♥1/2 + 2 colheres (sopa)de leite desnatado
♥ 1/3 xícara de café forte 
♥ 1/2 xícara ( 100g ) de manteiga sem sal derretida


Modo de Preparo

1.    Pré-aqueça o forno a 180ºC e forre a forma de muffins com forminhas de papel (as forminhas realmente facilitam para desenformar os bolinhos, que saem do forno MUITO frágeis e molinhos).
2.    Peneire a farinha, o cacau, o bicarbonato e o sal em uma tigela.
3.    Em outra tigela, misture o ovo e os açúcares até ficar homogêneo. Junte o leite, o café e a manteiga derretida. Junte os ingredientes secos e misture apenas até que fique homogêneo.
4.    Divida a massa entre as formas, enchendo-as até 3/4 da capacidade. Asse por 15 minutos, ou até que um palito inserido no meio saia limpo. Os bolinhos não vão crescer muito, e ficarão achatados no topo, o que facilita na hora de confeitá-los.
5.    Esfrie nas formas por 10 minutos. Com uma pequena espátula ou faca, desenforme-os com cuidado, deixando que terminem de esfriar sobre uma grade.


Como vocês curtem fazer as comemorações românticas?

Beijos!! ^_^

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Momento de reflexão e um pedaço de brownie na mão! =)



Ontem, vendo um filminho romântico, deitada sobre o peito do meu marido, minha mente voou longe. Voltei a pensar em todas as coisas que gostaria de estar fazendo com a idade que tenho hoje ( almost 25) . Quando era mais nova, pensava em conquistar o mundo, ter independência financeira para comprar um super carro, as roupas que quisesse, o apartamento dos meus sonhos e casar quando minha profissão estivesse  a todo vapor. Não pensava muito em casamento como a maioria das minhas colegas. E vejam só, casei mais cedo que a grande maioria delas.
Tive momentos bobos de crises existenciais por causa de tantos sonhos e planejamentos vazios e hoje vejo como não me arrependo de passar por cada um dos momentos atuais. Hoje passar uma tarde em casa com meu marido apenas conversando e viajando em nossos pensamentos, sinto que a vida não poderia ser melhor que isso. Mesmo não estando no super apartamento , com o carro do ano ou ainda com  muito dinheiro para esbanjar, não ando sentindo falta de nada.  Nossos amigos muitas vezes até brincam por não sairmos todo final de semana com eles, mas ando curtindo muito essa fase slow motion ...  Cada vez mais via que a minha queixa de falta de tempo para tudo era estresse de querer fazer tudo e sempre perder tempo fazendo coisas mais banais como ficar perdendo tempo de frente ao meu computador e assistindo tv.  Anda sobrando tempo para fazer refeições mais saudáveis e curtir o sossego do meu pequeno e adorável lar. Sinto menos necessidade de grandes emoções e grandes eventos para estar realmente feliz.
Toda vez que eu ia fazer uma tarefa do lar ligava o rádio ou a TV para me distrair e não sentir o tempo passar... Hoje curto ficar refletindo na vida, em pensar em artigos que li etc. O tempo para estudar até parece maior...

Nesse clima de aproveitar a vida segue uma receitinha deliciosa de Brownie, com adaptações do Cinara´s Place.
BROWNIES


Ingredientes:



♥ 6 colheres (sopa) manteiga sem sal ( 85g)
♥ 180g de chocolate meio amargo ( de boa qualidade, por favor!)
♥ 1/4 xícara de chocolate em pó
♥ 2/4 xícara de farinha refinada
♥ 1/4 xícara de farinha integral
♥ 1/4 colher(chá) de fermento químico em pó
♥ 1/4 colher (chá) de sal moído na hora
♥ 1 xícara de açúcar demerara
♥ 2 ovos grandes
♥ 2 colheres (chá) de extrato de baunilha ( opcional , veja como fazer)



Modo de Preparo
Pré-aqueça o forno a 170° C. Forre uma fôrma quadrada (de 20cm) com papel manteiga , deixando uma borda de 2 dedos de fora da fôrma. Unte o papel com manteiga, exceto a parte de fora, e reserve.
Coloque a manteiga, o chocolate picado e o cacau em uma tigela média à prova de calor, ponha em banho-maria e mexa até o chocolate e a manteiga estarem derretidos. Retire do fogo e deixe esfriar ligeiramente. (Eu derreti no microondas.)
Numa outra tigela, misture as farinhas, o fermento e o sal. Reserve.
Na batedeira, bata o açúcar, os ovos e a baunilha em velocidade média até a mistura ficar pálida, cerca de 4 minutos. Adicione a mistura de chocolate e bate até ficar bem misturado. Junte a mistura de farinha e bata, raspando os lados da tigela para ficar homogênea. Coloque a massa na fôrma e leve ao forno.
Estará pronto quando puser no centro um palito e este sair com umas migalhas coladas, mas não molhado, após 35 minutos (o meu ficou pronto em 30 minutos). Deixe esfriar ligeiramente na fôrma, mais ou menos 15 minutos. Retire da fôrma puxando pelo papel e deixe esfriar por completo numa grade própria antes de cortar em quadrados.

Obs: Sim, a receita é bem calórica e vai bastante gordura. Mas não se esqueçam que devemos comer de tudo, mas com qualidade dos nutrientes! Só não vale se empanturrar! ^_^ E por favor, não substituam por margarina! São pouquíssimas encontradas sem gorduras trans!! Veja o post que fala sobre gorduras...
Espero também que você leitor(a), também comece a dar algumas prioridades na sua vida e aproveitá-la mais com momentos que realmente são importantes.