terça-feira, 22 de novembro de 2011

Biscoitos de fubá


Tem dias que a gente fica louco por um docinho caseiro... Às vezes precisamos desse mimo e toda vez que quero um conforto, voto por biscoitos! Até porque fica fácil de congelar as sobras de massa e meu marido adora levar para o trabalho...Eu olhei na dispensa e não tinha chocolate em pó ou cacau... Nada de chocolate, infelizmente. Fui ao supermercado ( Extra e carrefour ) e acreditam que não tinha nem cacau em pó nem chocolate em pó? Só tinha achocolatado... Me revoltei e voltei com as mãos vazias... Enfim, ainda decidida a fazer biscoitos fui ver o que tinha na despensa e acabei vendo um pacote de fubá esquecido.. Vi essa receita no blog da Glau e decidi que ia ter que fazer esses biscoitinhos fofos correndo!




Biscoitinhos de fubá da Quitandoca


Ingredientes:
♥ 150 gramas de manteiga em temperatura ambiente
♥ 150 gramas de açúcar ( usei de demerara)
♥ 250 gramas de fubá
♥ 100 gramas de farinha de trigo (usei farinha integral)
♥ 2 colheres de sopa de raspas de limão ou laranja (usei laranja)
♥ 2 ovos
Modo de Preparo:
Pré-aqueça o forno a 180C e forre duas formas grandes com papel manteiga (eu usei Silpat). Num pote grande bata a manteiga com o açúcar usando uma colher de pau ( a Glau do Quitandoca usou a batedeira) até formar um creme bem macio. 
Adicione os ovos e bata bem para incorporar. Aos poucos, vá adicionando a farinha e o fubá, meio copo de cada vez, mexendo com a colher para incorporar e formar uma massa bem macia que descola do pote e totalmente das mãos.


Eventualmente você não vai sentir necessidade de usar todo o fubá até formar uma massa macia. (eu não precisei). A Glau avisa que cada lugar tem um ambiente diferente, com umidades relativas distintas por isso você deve ficar bem atenta.
Abra a massa entre duas folhas de filme plástico ou papel manteiga até chegar a uma massa com cerca de meio centímetro de grossura e corte os biscoitinhos no formato que desejar. (eu enrolei na mão e achatei com ajuda de um garfo e polvilhei canela por cima. Arranje os biscoitos em formas forradas com papel manteiga e asse por 12 a 15 minutos a 180C ou até que fiquem levemente dourados nas bordas.




Assim que eu tiro do forno coloco numa grade pra esfriar. 


Minhas fotos ficaram bem piores que a da Glau ( mas também é injustiça, ela é profissional...risos), sugiro que entrem no blog dela para salivarem...




Os biscoitinhos ficam bem gostosinhos... Crocantes e beeem amarelinhos. Achei um pouco doce para meu paladar, da próxima vez vou colocar um pouco menos de açúcar...Mas outras pessoas que comeram acharam bom do jeito que estava... Recomendo que testem e me digam depois o que acharam... ^_^ Mas ainda fiquei com vontade de comer cookies de chocolate... =(

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desse post? Sua opinião é importante! Comente! ^ - ^

Seu e-mail não será publicado!