quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Pão australiano e muita preguiça... =/



Fico pensando como devia ser a vida antigamente, sem smartphones, celulares, laptops,TV... A gente fica realmente refém da tecnologia e vicia mesmo! Mas comecei a perceber que devemos tentar nos desligar de vez em quando de tanta tecnologia. Comecei a me programar para sempre tentar ler um livro, mexer com meu artesanato que há anos não fazia (sempre reclamando por falta de tempo) ou organizar algumas coisas da minha vida e não ir ligando logo o computador assim que chego em casa. Meus dias parecem ser mais longos quando faço isso, porque será? risos...Mas ainda acho que devemos aproveitar da boa tecnologia que nos poupa tempo para fazermos outras coisas... Amo eletroportáteis na cozinha, se pudesse teria milhares...risos... Sei que tem muitos inúteis e muitas pessoas dizem que se resolvem com uma boa faca, uma boa panela, colheres e um fouet. Peço desculpas aos puristas, mas amo a praticidade de poder deixar a comida ficar cozinhando sozinha enquanto faço outras coisas... E podem até me apedrejar, mas AMO fazer pão na máquina de pão sem nem tocar na massa, programo tudo e ela faz o resto todinho...Sei que é muito bom fazer uma massa com as próprias mãos, já adorei sovar um pão, mas hoje com pilhas de louça para lavar, roupas para passar e muita coisa para estudar,não posso me dar ao luxo de acordar de madrugada para ter um pão quentinho na mesa de manhã....
Aqui perto de casa não tem uma padaria boa sequer... Todos os dias de manhã estávamos comendo frutas e pão de forma integral que comprávamos no supermercado mesmo... E pasmem, eu tinha uma máquina de fazer pão da Britânia há tempos e nunca tinha usado. Mas um belo dia minha indignação pela minha falta de atitude de usar a máquina foi maior que a preguiça e coloquei ela para funcionar. Pensem na minha surpresa? Me arrependi de nunca tê-la usado antes... Fácil demais de operar e os pães ficam divinooos! E o melhor é que você pode programá-la para o pão ficar pronto a hora que você quiser... Viciei totalmente... Virou um despertador nasal... Acordo com o cheirinho do pão assando... Maravilha...


Fiz esse pão do Cinara´s Place mês passado e amei... Essa foi a primeira vez que o fiz, então não ficou como o da Cinara, mas a próxima vez, farei  do jeitinho que ela fez e atualizo as fotos! 




Ingredientes:


 ♥ 1  1/4 xícara de água morna
 ♥Corante alimentício marrom ( não coloquei)
 ♥ 2 colheres (sopa) de margarina ( usei manteiga sem sal)
 ♥1/2 xícara de melado
 ♥ 1   3/4 xícara de farinha de trigo branca
 ♥ 1 xícara de farinha de trigo integral
 ♥ 1 xícara de farinha de centeio ( adicionei mais 1/2 xícara de farinha de centeio
 ♥ 2 colheres (sopa) chocolate em pó
 ♥ 3 colheres ( sopa) de açúcar mascavo
 ♥1 colher (chá) de sal
 ♥ 1 colher (sopa) de glúten ( não usei)
 ♥ 1   1/2 colher (chá) de fermento biológico seco ( usei fermento biológico seco instantâneo)
 ♥ Fubá para polvilhar ( não usei, pois assei o pão na máquina)



Obs.: Acho que como programei a máquina e o fato de eu ter usado o instantâneo em vez do normal  , a água morna esfriou e isso pode ter influenciado na fermentação.O pão murchou um pouquinho, e ficou com essa cara de bolo ( a textura ficou igual a de pão de forma) mas ficou bem fofinho e delicioso. Peço que tomem cuidado ao colocar o sal , pois no manual eles indicam que ele jamais entre em contato com o fermento antes de entrarem em contato com a água. Eu faço um buraquinho na farinha e coloco o sal dentro, para ele não encostar no fermento ( sal ajuda a controlar a fermentação, mas se entrar em contato com o fermento antes do momento correto, pode "matar" a ação do fermento). Da próxima vez, tento fazer do jeito certo e atualizo as fotos, ok?
Obs2.: Gostei ainda mais do pão frio( gozado,né), porque achei que os sabores ficam bem harmoniosos quando estão frios..
Obs3: Fiquei ansiosa e quis cortar o pão quente e por isso ele está quebradinho na ponta... ^_^

Abraços!!
Nat

4 comentários:

  1. Que delícia de páo! Mas, eu ainda sou das antigas, adoro amassar um pão, tira um pouco do meu stress.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  2. Olá Lylia, obrigada pela visita! ^-^
    Admiro muito quem adora amassar um pão, mas infelizmente não sou muito boa nisso!
    Volte sempre por aqui no meu blog!

    ResponderExcluir
  3. OI Nat, vou testar a receita. Tô super animada pq acabei de comprar uma máquina dessas. TB não sou mto boa em amassar pão não. Ah criei um blog sobre máquina de pão, depois dá uma passadinha lá pra bisbilhotar!

    ResponderExcluir
  4. Érica, realmente achei um excelente investimento... Eu,assim como você, já estava cansada do velho pão de forma... E fazer panquecas americanas e bolo de manhã às vezes não há tempo hábil...risos! Acompanharei seu blog! =D
    Abraços!

    ResponderExcluir

O que você achou desse post? Sua opinião é importante! Comente! ^ - ^

Seu e-mail não será publicado!