sexta-feira, 9 de março de 2012

Panquecas americanas integrais fofinhas com blueberry orgânico









Bom dia queridas leitoras!


Mais um dia de panquecas pela manhã aqui em casa...Acho um mimo poder oferecer lindas panquequinhas gorduchinhas em uma manhã especial.  Fui ontem ao mercado e vi para vender mirtilos orgânicos por R$ 2,99!! Pensar que na semana retrasada tava R$ 8,00... =(
Essa idéia de consumir tudo orgânico é linda, mas infelizmente muitas vezes é difícil achar esses produtos. Sempre que posso compro, mas procuro selecionar os produtos que possuem mais agrotóxicos...
Vocês não imaginam como vieram dociiinhas!!! Comi várias purinhas...


 Uma observação, galerinha: as frutas e hortaliças orgânicas são bem mais suscetíveis a microorganismos patogênicos, portanto lave bem ( retire todas as sujidades primeiro antes de deixar de molho) e deixe de molho em hipoclorito sódico 200ppm ou Água Sanitária com água ( tem que ser Qboa, sem querer fazer propaganda, mas as outras marcas normalmente possuem aditivos não próprios para alimentos).Para preparar a solução clorada( solução para deixar de molho) misture uma colher de sopa de água sanitária(10ml) e 1 litro de água. Deixe de molho até no máximo 15min. Se quiser enxaguar novamente, use água filtrada. Essa solução não retira agrotóxicos, ela elimina bactérias...


 INGREDIENTES


2 xícaras de farinha de trigo ( eu uso 1 xícara de farinha branca e 1 xícara de farinha integral)
4 colheres (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
 1/4 xícara de açúcar de sua preferência ( uso uma colher de sopa de açúcar demerara)  ...As caldas que geralmente a gente usa são bem doces.Faça a primeira vez e depois verifique quanto de açúcar vocês acham melhor
1 xícara de leite, temperatura ambiente
55g de manteiga sem sal, derretida ( uso óleo de canola)
2 ovos
1 pitadinha de extrato ou essencia de baunilha ( opcional )
MODO DE PREPARO
1. Peneire a farinha, o fermento, o sal e o açúcar em uma tigela média.( Eu raramente faço isso... Costumo misturar tudo e só)
2. Acrescente os ingredientes líquidos e misture até ficar homogêneo. Não misture demais.
3. Unte uma frigideira com manteiga e aqueça em fogo baixo. (Faço sempre na boca menor e no fogo mais baixo.)
4. Coloque uma porção da massa na frigideira - + ou - meia concha. Algumas bolhas irão se formar*. Vire a panqueca com a ajuda de uma espátula/escumadeira e deixe assar por mais alguns segundos.
5. Sirva com morangos, banana, mel ou maple syrup, ou com o que desejar.

~Rende mais ou menos 10 panquecas médias, ou mais dependendo do tamanho.
Dicas:
-Não faça em fogo alto pois elas irão queimar e vão ficar cruas por dentro.
-Retire a frigideira do fogo antes de colocar mais uma porção da massa.
-Não espere até que bolhas se formem antes de virar as panquecas. Sempre dê uma espiadinha antes de virá-las, levantando uma beiradinha com a espátula, pois se o fogo estiver forte elas irão queimar antes das bolhas se formarem (vai depender do seu fogão; o meu é bem forte, mesmo na chama mais branda.)
-Ao virar as panquecas dê uma apertadinha de leve com a espátula para achatá-las um pouco. Assim você diminui a chance delas ficarem cruas por dentro. Se gostar delas mais gordinhas não aperte, dê umas furadinhas nela com um garfo para facilitar o cozimento dela por dentro.
- Você pode acrescentar 4 colheres (sopa) de cacau em pó, chocolate em pó aos ingredientes secos se quiser panquecas de chocolate.( se for adicionar achocolatado, não adicione açúcar à massa) E coloque também pedacinhos picados de chocolate meio amargo ou ao leite na massa crua , fica muito bom! =D Já adicionei frutas variadas, gotas de pasta de amendoim, butterscotch etc.. Seja criativo!








Obs.: Queridos leitores, tenho ficado super feliz com a quantidade de pessoas que tem vindo visitar meu blog! Mas quer me deixar mais feliz, deixe um comentário! =D Beijos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desse post? Sua opinião é importante! Comente! ^ - ^

Seu e-mail não será publicado!