sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Torta de chocolate com massa integral

Início de férias e um marido esfomeado e cansado resultaram nessa torta de chocolate.... Tinha comprado umas bandejinhas de amoras pretas bem azedinhas e estava pensando no que fazer com elas. Perguntei para o marido se ele queria alguma coisa para a janta e ele me veio dizendo que queria sobremesa!!! Adoro fazer a janta bem caprichada para o marido, mas ontem fiz  só um macarrãozinho integral com molho sugo bem temperadinho,o resto do peixe grelhado do almoço e uma saladinha verde bem caprichada.Quis gastar minhas energias em  uma sobremesa bonitinha para recepcioná-lo, já que ele estava meio chateado com o dia cansativo e não tão produtivo. Nessas horas a gente precisa de um afago,né? Chegando em casa disse para ele: Feliz dia do nada, amor! Vamos comemorar? Ele ficou todo feliz e adorei ser a responsável por isso! Vi um pedacinho do filme "Waitress" e fiquei doidinha para fazer uma torta também! Nomes bem originais para as tortas e gostei das sugestões de sabores... ( não caí de amores pelo filme, mas gostei das tortas! =) Tenho a alma gulosa... Adoooro ver comida)


Galerinha, desculpe pelos farelos no prato... Devia ter arrumado em um photoshop,né? Mas não tenho paciência ou habilidade para usar essas ferramentas de corrigir fotos! =P

Torta "quero trazer alegria para o dia negro do meu amor" (Torta de chocolate com amoras )

Ingredientes: 
Massa
♥100g de manteiga sem sal, amolecida ( usei 80g )
♥100g de açúcar mascavo
♥2 ovos pequenos
♥2 xícaras de farinha de trigo integral - 280 g( usei farinha de centeio)

Recheio:
♥2 latas de leite condensado ( não use desnatado, colocarei um post sobre isso futuramente)
♥ 200 g de chocolate meio amargo – Usei callebaut
♥ 1 colher cheia (cerca de 25 g) de manteiga ( usei óleo de coco)
♥ 100g de iogurte natural ( bem firme- usei caseiro)
♥ 1 colher de chá de mel
( Essa foi minha sugestão, mas você pode usar sua receita tradicional de brigadeiro)

Modo de Preparo:
Massa:
Bata a manteiga e o açúcar mascavo na batedeira por 5 minutos ou até obter um creme claro. Junte o ovo e bata para incorporar. Junte a farinha, bata só até misturar( misturei a mão mesmo), e então vire a massa sobre uma superfície levemente enfarinhada, forme um disco com ela, embrulha em filme plástico e leve à geladeira por 2 horas (Caso perceba que sua massa não tenha ficado muito firme, acrescente mais farinha). 
Pré-aqueça o forno a 180°C. Abra a massa com um rolo sobre uma superfície enfarinhada até obter a espessura de 2mm. Unte uma forma de 25cm de diâmetro com manteiga. Fure a massa do fundo com um garfo (essa etapa é bem importante, do contrário sua massa vai inchar) e leve à geladeira por 30 minutos. Unte o lado brilhante de um pedaço grande de papel alumínio e coloque , com o lado untado para baixo, sobre a massa, deixando-o diretamente em contato com ela. Asse por 10 minutos, retire o papel alumínio e asse por mais 10 ou até que dourem e fiquem crocantes. Deixe esfriar por 5 minutos e então desenforme com cuidado.  Reserve.
Recheio: Faça o brigadeiro como o tradicional. Utilize uma panela de fundo grosso, junte todos os ingredientes ( com exceção do iogurte)e leve ao fogo alto até oter fervura. Eu não misturo o tempo todo até começar a borbulhar, misturo só de vez em quando mesmo.Mas quando levanta fervura é necessário abaixar o fogo é mexer constantemente com uma espátula para não queimar o fundo da mistura ou ficar com casquinhas indesejáveis. O brigadeiro que envolve chocolate em barra dá ponto mais rápido ( só até soltar do fundo da panela ) do que o feito com chocolate em pó .Depois de atingido o ponto eu acrescento o iogurte.Espere esfriar e coloque sobre a massa já assada. Coloquei as frutas sobre o brigadeiro já frio ( do contrário as frutas vão cozinhar) e servi bem geladinho. Os morangos coloquei só para dar um colorido à torta, até porque só tinha um pouquinho mesmo, o resto já tínhamos devorado e bebido em uma vitamina de manhã....)


Espero que gostem! ^_^

4 comentários:

  1. Oi Nat! :)
    Menina, eu achei que era tranquilo, mas pra fazer a massa achei um pouco complicadinho... será q dou conta de fazer?

    Sobre as plaquinhas dos cupcakes, aqueles que vc viu não fui eu quem fiz! Foi a Paty, quem me encomendou! hehe Na verdade ela se inspirou em um que eu fiz no Chá de bebê do meu primo e eu a ensinei como fazer e tal! :)
    Esses, o marido dela fez a arte, imprimiu na gráfica e ela recortou em casa! :D

    E os que eu fiz pro chá de bebê do meu primo, eu usei um cortador e uns carimbos e colei no palitinho, com fita dupla face! :D

    Beijooo =***

    ResponderExcluir
  2. Mari, bom te ver por aqui! =)
    Fazer uma massa flora decente pode parecer trabalhoso... Mas eu acho que vale muuuito a pena! Eu gostei bastante do resultado, o marido tb aprovou! =D Vc é muuito habilidosa, é só ter paciência que tudo dá ceto.. Na pior das hipóteses só não fica tão bonita, mas o sabor com certeza é delicioso.
    Adorei essas plaquinhas.. me deu umas idéias bem legais! =)
    Beijos! ^_^

    ResponderExcluir
  3. Adorei!!
    Assim que possível eu vou fazer a sua receita! Com certeza ficou divina!
    Vendo as fotos já fiquei louca pra ir para cozinha =p
    Agora que já sei o caminho vou vir sempre por aqui ;)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Larissa! Obrigada pela visita!
    Desculpe pelo trabalho de fazê-la publicar o comentário 2 vezes! =P
    Espero que tente a receita e volte aqui muitas vezes!
    Beijos

    ResponderExcluir

O que você achou desse post? Sua opinião é importante! Comente! ^ - ^

Seu e-mail não será publicado!