terça-feira, 16 de agosto de 2011

Extrato de baunilha caseiro



Olá queridos leitores, já faz muito tempo que não escrevo (novamente!) . Mas tenho boas notícias: tenho minha cozinha inteiramente funcionando e todinha para mim!! ^-^ A correria tem sido tão grande e tenho cozinhado até bastante, mas sempre quando lembro de bater alguma foto, tudo já foi devorado... Tentarei ser mais disciplinada com a minha máquina... 
Seguidora assídua de vários blogs, confesso que para receitas doces não tenho a menor habilidade de inventar receitas novas... Por isso posto aqui o extrato de baunilha que fiz de acordo com a adorável Cinara ( do Cinara´s Place, entrem lá correndo o blog é simplesmente maravilhoso!!).
ღღღღღღღღღღღღღღღღღღღღღღღღღღღღღღღღღღღღღღღღღღღღღღღღღღღ




Extrato de Baunilha Caseiro
♥ 250 ml de vodca
♥ 2 favas de baunilha ( eu usei 3,  estavam bem mirradinhas...)


Modo de Preparo


♥ Eu usei  1 fava em uma receita, sequei ela bem e aproveitei para juntar com outras 2 novinhas...
Corte-as no sentido do comprimento e raspe as sementinhas deliciosas dentro da garrafinha ( eu usei uma garrafinha de vinho de 250 ml , pois por ter o vidro escuro diminui a oxidação ) bem limpinha. Tampe bem a garrafa e sacuda com vontade ( eu fazia isso quase diariamente ). Dois meses segundo a Cinara já estaria perfeita para o uso... O meu extrato completou 4 meses e está beeem forte...Adorei e jamais vou comprar novamente aquelas essências de baunilha horrorosas...
ღღღღღღღღღღღღღღღღღღღღღღღღღღღღღღღღღღღღღღღღღღღღღღღღღღღღ


Ah sim, algumas dicas importantes:


1♥ Toda vez que for usar o extrato, adicione mais vodca à garrafinha. Faça o mesmo com as favas de baunilha usadas. Quando houver favas demais na garrafinha, descarte as mais antigas -Esse processo pode exigir um pouco de habilidade( fiz isso com ajuda de uma pinça culinária)
2♥ Quando utilizar favas usadas em outras receitas(fervidas no leite, por exemplo), não se esqueça de lavá-las em água corrente antes de colocá-las na vodca.
3♥ É possível usar outras bebidas alcoólicas, mas segundo a Cinara, a vodca é a que menos interfere no sabor da baunilha. Realmente com o passar dos meses o odor da vodca some completamente!


Tentei bater uma foto contra a luz para que fosse possível ver as favinhas melhor... Mas não deu muito certo... ^_^




E aí estão as favas... Alguém tem uma sugestão muito boa para utilizá-las sem ser em Crème brûlée?




Boa tarde a todos!! ^_^

6 comentários:

  1. Muito legal a idéia, acho q uma boa sugestão é sorvete de baunilha

    ResponderExcluir
  2. Obrigada...
    Gostei da sugestão!! Volte sempre por aqui! ^_^

    ResponderExcluir
  3. Esse extrato é tudo de bom, Nat, você vai adorar!!!
    Beijos e obrigada pelo carinho de sempre... ;o)

    ResponderExcluir
  4. Oi Srtª "Nutrição com Sabor". Há pelo menos 12 anos me divirto na cozinha e passeando (um pouquinho) por seu blog por causa do "mini maçarico e suas utilizações" acabei esbarrando em uma perguntinha que você fez, sobre como ou onde usar a fava de baunilha. Não sei se conhece, se ouviu falar em LICOR DE LEITE.Na receita mandam colocar 1 fava de baunilha ou 10 a 12 gotas da tal essência que realmente não tem nada a ver nem mesmo o perfume maravilhoso da fava de baunilha. Talvez no modo que você faz sua essência ela fique sem nada dever por vários fatores, né? Mas , o que eu quero dizer para você é que faça o licor de leite. Dá um trabalho enorme massss... jamais irá degustar um licor tão suave, tão maravilhoso( põe o famoso AMARULA no bolso). Com certeza você achará a(s) receita(s) na internet, que eu já vi e como você está fazendo gastronomia junte todas as receitas que puder e trabalhe com elas até chegar a um ponto ideal.Você irá se apaixonar. Um abraço do MAZOLA e felicidades em seu curso.

    ResponderExcluir
  5. Desculpe meu rápido retorno, mas coloque "seu" ou "um nome" ( ainda que fictício para que não a chamemos Srtª Nutrição e Sabor. Tchau

    ResponderExcluir
  6. Olá Mazola, agradeço pelo recado. Achei ótima sugestão! Com certeza tentarei fazer! O extrato é realmente maravilhoso, tenho usado em muitas receitas!!! Fico contente pela sua visita, espero que volte mais vezes!
    Agradeço pelo incentivo !
    Abraços, Nat ! ^_^

    ResponderExcluir

O que você achou desse post? Sua opinião é importante! Comente! ^ - ^

Seu e-mail não será publicado!