terça-feira, 4 de maio de 2010

Curiosidades sobre os Ingredientes :Um resumo sobre Gorduras






Foto retirada do site :http://www.baixa.la/arquivo/4090003/oleos-gorduras-jpg


Gorduras são utilizadas por nós diariamente, seja no nosso pãozinho no café da manhã, seja nas nossas preparações diárias. Mas a grande questão é: o que realmente é saudável e o que realmente é prejudicial. Na graduação de Nutrição vemos que tudo tem seu benefício e seu prejuízo, cabe a nós , futuros profissionais da saúde informarmos aos pacientes as quantidades mais adequadas de cada item. 

Explicando a grosso modo,vamos começar com uma pequena historinha...Durante anos a manteiga foi vista como vilã por muitos. Com a preocupação com o colesterol elevado, houve o surgimento da margarina, como solução de todos os problemas... Porém, a grande maioria das gorduras vegetais são naturalmente líquidas. A indústria fez um processo de hidrogenação para que ela passasse a ser sólida em temperatura ambiente, transformou a gordura vegetal em TRANS. O problema dessa gordura é ser artificial e não é reconhecida pelo nosso organismo,na verdade, nosso corpo reconhece ela como gordura saturada também. Resumindo, a população começou a consumir margarina para se tornarem mais saudáveis e acabaram ingerindo uma gordura muito pior.

Atualmente a indústria foi obrigada a usar outro método para transformar gorduras vegetais líquidas em sólidas. Esse processo chama-se interesterificação. Esse processo é um pouco mais caro para indústria, mas ainda assim várias empresas já utilizam esse processo.Sempre verifique os rótulos, se houver escrito 0%Trans , verifique nos ingredientes se há os dizeres : gorduras vegetais líquidas interesterificadas ou gordura de palma, manteiga de cacau etc (essas gordura encontram-se natutalmente sólidas a temperatura ambiente ). Caso não haja, significa que há gorduras trans, só diminuiram o valor da porção para mascarar os dados. Mas uma pequena observação, a gordura interesterificada não é necessariamente sinônimo de saúde. Não se sabe ainda o real efeito que se teria tal processo em nosso organismo. Minha recomendação é tentar utilizar sempre as gorduras em seu estado atual.

Gorduras saturadas:
As gorduras de origem animal são predominantemente saturadas. Há também gorduras de origem vegetal que são saturadas como por exemplo o óleo de coco.Elas que elevam o nível de colesterol no sangue.A carne de peixes normalmente é mais saudável por possuir outros tipos de gorduras, o famoso ômega-3. Devemos tomar cuidado para não consumi-la em excesso.

Gorduras insaturadas:
As gorduras de origem vegetal são predominantemente insaturadas.Nelas temos as gorduras poli e monoinsaturadas. Temos que tomar cuidado com as gorduras ômega 6, elas são altamente inflamatórias( gordura de canola, soja etc...). Há também o famoso ômega 9 ( existente no abacate e azeite de oliva) ele pode se transformar tanto no ômega 3 como também no ômega 6. Por isso antes de consumir qualquer alimento achando que faz muito bem para saúde, pergunte ao seu médico e ao seu nutricionista.

Há também o famoso HDL e o LDL... Eles não são gorduras...São na verdade lipoproteínas carreadoras  de alta densidade ( HDL ) que ajudam a diminuir o nível de colesterol periférico no sangue e existem também as lipoproteínas de baixa densidade(LDL),elas são prejudiciais porque auxliam na formação de placas de ateroma no sangue. Devemos manter o equílibrio entre as duas e consumir ambas com moderação!

Gorduras Trans:
Gorduras de origem vegetal que passaram pelo processo de hidrogenação para ficarem sólidas a temperatura ambiente. São muito prejudiciais e devem ser evitada a todo custo!!!

Uma observação importante:

Gorduras oxidam rapidamente, então para evitar sua degradação e formação de radicais livres (são cancerígenos) tome os seguintes cuidados:

  • Cuidado ao aquecer demais a gordura, quanto mais quente, mais rápido ela irá oxidar.

  • Gorduras são sensíveis a luz. Mantenha-na sempre em recipentes escuros.

  • Elas também são sensíveis ao oxigênio. Deixem sempre a gordura em recipientes fechados.

  • Não aproveite a gordura mais de uma vez.A cada vez que reutiliza o óleo, mais tóxico ele se torna!



Outro grande problema é como descartar gorduras!! Procure na sua cidade empresas que recolham a gordura, JAMAIS jogue no lixo ou ralo!!
Sigam o exemplo da colega de blog Cinara!!

http://cinarasplace.blogspot.com/2010/05/reciclagem-de-oleo-de-cozinha.html

Abraços a todas!!! ^_^




2 comentários:

  1. Menina, que post mais informativo! Adorei! E muito obrigada por citar o meu post sobre o óleo usado... ;o)
    Beijos e um ótimo final de semana para você!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Cinara! É sempre uma honra receber um comentário seu!!!
    Espero que volte sempre!!
    Bjos!

    ResponderExcluir

O que você achou desse post? Sua opinião é importante! Comente! ^ - ^

Seu e-mail não será publicado!