sexta-feira, 23 de abril de 2010

RÓTULOS!!! CALORIAS SÃO OS GRANDES VILÕES??!


Cresce a cada dia a preocupação da população concerne à alimentação. Seja pela saúde, seja pela estética ou ainda pela conscientização para com o meio ambiente. Com isso é notável que nós, consumidores, fiquemos cada vez mais preocupados com os rótulos. Mas a minha grande preocupação é: o que olhamos de verdade? Calorias ou nutrientes???!


As pessoas costumam dar preferência a alimentos com o menor índice calórico. Muitas vezes nem olham o restante, só olham as calorias e se elas forem baixas, vão direto ao carrinho.Nosso corpo precisa de calorias para sua manuntenção e não há sentido em consumir alimentos apenas por ele não ter calorias! Devemos consumir tudo em moderação e equilíbrio, pois tudo consumido em excesso faz mal, inclusive as vitaminas. Alguns alimentos como refrigerantes light são zero em calorias, porém ricos em sódio e uma série de ingredientes que podem ser prejuciais à saúde, principalmente se consumidos a revelia. E o que acaba acontecendo é que por achar que não há calorias a pessoa acaba consumindo o alimento em excesso!


Muitas pessoas ao iniciar uma dieta iniciam logo a troca do açúcar pelo adoçante. Saiba que o adoçante deve ser usado em caso de diabetes, no qual o indivíduo não pode consumir o açúcar quase como um "medicamento". Para uma pessoa que não está com essa doença, por que deveria tomar um "remédio" sem necessidade?? A mairia dos adoçantes é zero em calorias, mas repleto de substâncias que podem se tornar tóxicas ao organismo.Alguns adoçantes como a sucralose possuem calorias, porém são muito menos prejudiciais. Cabe aí a reflexão, um alimento só por não ter calorias é saudável??


Devemos nos preocupar em ingerir os alimentos de forma balanceada e nunca esquecer das vitaminas e minerais!!! E mais ainda, tome cuidado no que ingere só para poder diminuir a quantidade calórica dos alimentos! Temos que aprender a otimizar nosso metabolismo, acelerando-o e não privando de calorias


Principalmente, devemos aprender a ler os rótulos... A ordem dos ingredientes tem uma justificativa. A Anvisa( órgão responsável pela regulamentação de rotulagem) especifica que as substâncias em maior quantidade devem ser escritos primeiro em ordem decrescente. Fique de olho em produtos que o primeiro ingrediente é açúcar ou outro ingrediente que não seja considerado saudável.


Dúvidas e maiores especificações procure seu nutricionista! ^_^

2 comentários:

  1. Oi Natália,
    Adorei seu blog! Todos tópicos super importantes para refletirmos, né?
    Adorei esse dos rótulos, adoro ler todos, mas costumo buscar os ingredientes, pra saber quais itens compõem o que pretendo comprar e pra avaliar se vale a pena ou se devo pesquisar para fazer em casa o meu próprio produto (como por exemplo o iogurte!).
    Parabéns pelo espaço!
    Beijinhos
    Nina

    ResponderExcluir
  2. Oi Nina!
    Obrigada pelo incentivo!! Fico super feliz em saber que existem pessoas que ainda tem consciência na cozinha!! =)
    Atualmente a gente quer comprar tudo pronto,né??
    Mas a graça de preparar alimentos em casa não para por aí, a gente ganha muito na saúde tb! Preparar iogurtes em casa é tudo de bom! Comprei uma iogurteira pq gostava deles bem firmezinhos e adorei o resultado!!
    Beijos!

    ResponderExcluir

O que você achou desse post? Sua opinião é importante! Comente! ^ - ^

Seu e-mail não será publicado!