quarta-feira, 4 de abril de 2012

Caldo de legumes caseiro

Hoje é dia de promoções de frutas e verduras no supermercado da minha cidade. Aproveito para comprar tudo mais barato e mais fresco. Segue a minha mesa lotada das compras... Sim, só moramos eu e meu marido em casa, mas almoçando, jantando e lanchando em casa temos que estar bem abastecidos! =D


Tento aproveitar para ter um maior rendimento desses produtos e uma coisa que sempre tento fazer e manter congelado na minha geladeira são os caldos caseiros. Esses caldos industrializados além de muuitas porcarias e excesso de sal, tem ainda glutamato monossódico( realçador de sabor ) que faz muito mal para sua saúde. Os caldos de carne e frango acho meio trabalhoso e demorado de fazer, mas o de legumes é bem mais prático e igualmente delicioso.
Dessa vez fiz só meia receita..


CALDO DE LEGUMES



INGREDIENTES
♥ 3 cebolas grandes sem casca inteiras
♥ Ramos de alecrim, tomilho, manjericão e ervas de sua preferência
♥  2 cenouras em pedaços
♥  2 talos de salsão cortado em pedaços
♥  1 alho-poró limpo e cortado em pedaços
♥  2 dentes de alho cortados ao meio
♥  2 folhas de louro
♥  1/2 colher (chá) de grãos de pimenta-do-reino
♥  3 litros de água

MODO DE PREPARO

Lave bem todos os legumes. Coloque todos os ingredientes em uma panela.Cubra com a água e leve para ferver. Abaixe o fogo e cozinhe em fogo baixo por 1 hora. Durante o cozimento, retire a espuma que se forma na superfície.
Coe o caldo, coloque o caldo frio em forminhas de gelo  e congele. Use no lugar daqueles cubinhos comprados prontos...




O sabor é inigualável... Espero que tentem trocar os caldos industrializados por esses!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desse post? Sua opinião é importante! Comente! ^ - ^

Seu e-mail não será publicado!