quarta-feira, 14 de abril de 2010

Panela boa é que faz comida gostosa!! PARTE 1: INOX



Foto retirada do blog: www.blogdadoural.com.br/tag/chef


Iniciando meu querido enxoval para minha tão sonhada cozinha ( estou AMANDO essa parte!), comprei recentemente duas panelas da linha  da TRAMONTINA TRIX ALEX ATALA. O corpo da panela inteirinho é feito de três camadas (aço inox + alumínio + aço inox). A composição tripla facilita o aquecimento e distribui uniformemente o calor. Resultado? Um cozimento uniforme dos alimentos. Diferente daquelas panelas que têm só o fundo triplo e queimam o alimento nas laterais!!! O inox não é um bom condutor de calor, por isso precisa de uma camada interna de um material condutor ( cobre ou aluminio, por exemplo).


Benefícios? O inox é uma material excelente para o cozimento da grande maioria dos alimentos. Libera um pouco de níquel nas primeiras preparações , mas basta ferver água na panela umas três vezes antes de usar e a quantidade de niquel é irrelevante.Porém, pessoas possuem alergia ao metal,então devem evitá-la.O níquel em pequenas quantidades pode até trazer benefícios  ao organismo, mas o excesso tende a afetar o sistema nervoso.A quantidade liberada pela panela é bem pequena!

As panelas em inox são bem melhores e mais duráveis que as tão famosas panelas de alumínio e saibam que essas últimas podem estar ligadas ao Mal de Alzheimer. Não como causadoras, mas como agravantes.Enfim, temos que pensar bem onde cozinhamos os nossos pratos para não tornarmos o alimento em fonte de toxinas...


Algumas pessoas reclamam da manutenção da panela de inox. Lembre-se de lavar com água e detergente neutro sempre. JAMAIS usar palha de aço e para retirar as manchas ferver água com ½ limão ou usar limpador para aço inox ( o da Tramontina é muito bom , deixa a panela brilhando!!).

Cada alimento é melhor para ser cozido em uma panela específica. Por isso, não é ideal comprar panelas em conjunto.O ideal é comprar uma de cada material. Caso não seja possível, prefira as de inox que são as melhores em relação custo benefício!!


Retirei essas informações do livro :" Por dentro das Panelas" de Késia Diego Quintaes. Um estudo feito pela Universidade Estadual de Campinas a respeito dos materiais de cada panela e seus benefícios ou prejuízos...
Muito interessante. Em outros posts colocarei um pouco a respeito de cada material...





As panelas dessa linha Alex Atala são lindas e vêm com um livrinho de receitas do próprio Alex Atala. Recomendo!!!

Abraços !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desse post? Sua opinião é importante! Comente! ^ - ^

Seu e-mail não será publicado!