terça-feira, 29 de maio de 2012

Macarrão integral com molho bolonhesa e berinjelas


Meu marido simplesmente adora massas... Curto fazer massa caseira em casa de vez em quando. Mas tem dias que a gente chega em casa e quer o tudo feito da forma mais prática possível. Na medida de tentar escolher o produto menos agressivo, uso macarrão integral... Sei que esses produtos integrais industrializados não são de fato tão integrais, mas pelo menos tem um pouquinho de farinha integral... Coloquei pedaços de berinjela no molho para adicionar um pouquinho mais de nutrientes no molho..


Algumas dicas para um macarrão delicioso:


  • Cozinhe sempre a massa em água fervente e abundante. A cada 100g de massa 1 litro de água.
  • Não é necessário adicionar óleo na água do cozimento para a massa não grudar. A gordura irá atrapalhar a aderência do molho na massa e ainda ficará com uma aparência muito oleosa.
  • Adicione o sal após a água levantar fervura
  • Separe um pouquinho da água do cozimento e coloque no molho.Ele irá aderir ainda mais na massa.
  • Algumas pessoas acham que é necessário jogar água fria cessar o cozimento da massa (mais ou menos parecido com branqueamento de vegetais). Evite esse procedimento para que o macarrão consiga aderir mais molho.

Na verdade fiz a receita sem medidas mesmo. Comprei berinjelas orgânicas e usei-as para fazer uma lasanha de berinjelas. Mas meu refratário era pequeno e sobraram alguns pedacinhos, então resolvi aproveitá-las em um molhinho.
Meu marido odeia berinjela. Mas quando a cozinho em meio ácido(molho de tomate) o amargo dela  praticamente desaparece e o maridão come de montão! =D

Deixei as berinjelas de molho na solução de sal e vinagre para tirar um pouco mais do amargo. Refogo a berinjela e a carne com cebola e alho. Adiciono o sal de ervas a gosto. Quando a carne começa a cozinhar adiciono pedacinhos de cenoura( a cenoura é naturalmente doce e diminui a acidez do molho) e tomates pelados italianos ( usei aqueles de lata ).Deixe cozinhar bem para apurar os sabores. No final coloquei folhinhas de manjericão!!