sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Raviólis e um jantar romântico

Bom dia, queridos leitores... Estou ficando muito contente com os comentários de vocês, é realmente muito divertido poder trocar experiências com pessoas que passam por vivem experiências parecidas com as minhas..
Eu me casei em Outubro do ano passado, mas só fui conseguir mudar para meu apartamento em Maio ... E ainda assim não tínhamos feito a mudança toda... Parte das minhas coisas no meu apartamento, parte na casa dos meus pais e outra parte na casa dos meus sogros... Quando chegou o dia dos namorados, eu quis fazer um jantarzinho bem romântico, mas boa parte dos meus utensílios não estava aqui... Resolvi fazer raviólis caseiros e como estava sem cortadores, cortei o formato de coração com uma faquinha mesmo, por isso ficaram tão deformados...
Fiz raviólis bem grandes para poder escrever apenas : " eu te amo"... Escrevi com creme de leite tingido com corante alimentício vermelho...

Servi com uma saladinha de rúcula com e tomates. E por cima camarões salteados.

Alguns dias antes do dia dos namorados eu e meu marido estávamos assistindo o " Que Marravilha " e marido ficou morrendo de vontade de experimentar o tal ravióli do episódio. Resolvi fazer a receita com algumas adaptações...



Ingredientes: ( receita para 2 pessoas )


Massa


200g de farinha de trigo
2 ovos
Sal a gosto
1 colheres de azeite



Molho branco


8g de farinha de trigo
8g de manteiga light
80ml de leite
Sal

Pimenta
Noz moscada
 Recheio

1colher de azeite
1 colher de cebola

1/2 colher de alho picado
1/2 pimentão verde em cubinhos

1/2 pimenta dedo-de-moça picada

200g de alcatra picadinha
Sal

Pimenta

Molho de amêndoas
1 colheres de manteiga light
2 colheres de iogurte natural
100gde amêndoas tostadas

1 colher de molho de soja ( sem glutamato monossódico - muito importante!)
Sal
Pimenta


Modo de preparo:
Coloque os 2 ovos em uma tigela e mexa. Espalhe a farinha na mesa, faça um buraco no meio e ponha os ovos batidos. Coloque uma pitada de sal, uma colher de azeite e misture tudo com as mãos. Quando formar a massa, enrole-a em um papel filme e deixe descansar por uma hora.
Em uma panela, ponha manteiga, farinha de trigo e leite quente. Bata bem, retire o molho branco da panela e deixe esfriar.
Em outra panela, refogue no azeite a cebola, o pimentão, o alho, a carne temperada com sal e pimenta, a pimenta dedo-de-moça e, por último, o molho branco. Misture tudo e coloque no processador de alimentos. Bata.( eu não quis usar meu processador porque seria mais uma coisa pra limpar, então piquei tudo bem pequenininho e só misturei tudo, até porque gosto de sentir os pedacinhos na hora que estou comendo..)

Abra a massa, que estava descansando, com um rolo. Puxe o mais fino que puder.( eu usei a minha maquininha de macarrão, mas dá pra fazer no braço também! ^-^) Disponha uma parte da massa em cima da forma de ravióli. Nos buraquinhos, coloque o recheio e pincele um pouco de ovo em cima. Ponha a outra parte em cima e passe o rolo. Separe cada ravióli.Como eu quis fazer em forma de corações grandes e não tinha forma , abri a massa, coloquei o recheio e cobri com outra massa e cortei com uma faca de ponta. Para fechar bem usei o garfo( acho que não é necessário, mas fiquei com receio porque tinha colocado muuuito recheio..)
 Para fazer o molho de amêndoas, coloque em uma frigideira a manteiga, o molho de soja,o iogurte e as amêndoas tostadas . Mexa. Por último adicione a sálvia
Cozinhe o ravióli. Retire da panela e coloque em cima de um pano para sugar a água. Disponhas os raviólis no prato, regue com o molho, rale o queijo parmesão em cima e finalize com um ramo de sálvia.

Abaixo umas fotos do climazinho romântico que fiz para gente curtir o dia dos namorados... =)




E vocês, tem sugestões de cardápios românticos??