terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Ovos cozidos perfeitos... A mais "simples" tarefa?? E afinal, ovo faz mal ou bem?

Post com dicas, modo de preparo e muuuuitas fotos! =)

Obs: Normalmente uso ovos caipiras orgânicos , mas como a experiência gastava muitos ovos e eles não são tão baratos(risos), aproveitei que no mercado os branquinhos estavam em promoção (R$ 1,89 a dúzia)

Ovo, de vilão a mocinho
Na nutrição vemos esses paradoxos com frequência... Hora um alimento é tudo de bom, hora ele é o pior de todos ! Mas eu não acredito nesses extremos. Se um alimento é natural (não é industrializado) e não estão colocando aditivos nele, se consumido em moderação e você não tiver nenhuma patologia referente ao alimento em questão, esse alimento sempre trará algum benefício.
O ovo passou muito tempo sendo criticado por profissionais da área, pois por muito tempo o maior vilão para todos os cardápios era o temido colesterol. Mas hoje, o polêmico ovo tem sido muito utilizado por ser uma boa fonte de proteína. A albumina( contida na clara do ovo) é hoje muito utilizada como suplementos para praticantes de atividade física. Muitas pessoas consomem apenas a clara para evitar o colesterol (existente na gema predominantemente). Como já disse, o colesterol não deve ser visto como vilão também, deve ser sim ser consumido por aqueles que não possuem nenhuma dislipidemia ou qualquer outra enfermidade que dificulte absorção de gorduras. Apenas consuma com parcimônia. Não canso de dizer: Equilíbrio é tudo.Mesmo sendo excelente fonte de proteínas, não é ideal consumir todos os dias. Consuma no máximo 2 vezes por semana.

Agora alguns cuidados básicos:
Sempre olhe a data de validade ao comprar seus ovos e nunca compre ovos já quebrados ou com rachaduras. Mantenha-os na geladeira, mas jamais deixe-os na porta: ela é um local onde há muita variação de temperatura, então evite colocar produtos muito perecíveis nela.
Guarde-os sempre sem lavar. Ao lavar os ovos, você retira uma película protetora e com isso pode acabar os contaminando enquanto estão armazenados (eles podem ser contaminados por outros micro-organismos existentes na sua geladeira). Lave-os apenas na hora do consumo: lave com água corrente e depois coloque em uma solução clorada por aproximadamente 20 min. Essa etapa acaba sendo importante porque ao quebrarmos os ovos, eles podem ser contaminados ao entrarem em contato com a casca.

Primeiro, vamos ver a estrutura do ovo, para perceberem que o nosso ovo  de todo dia,não é tão simples assim...


Dicas para saber se o ovo é velho ou novo

Dicas abaixo retiradas do site: Yellow Egg
Agitar
Agite o ovo. Se você ouvir o som da gema batendo contra a casca, isso indica que a célula de ar já está bastante grande e a clara aguada. Quando o ovo não está mais tão fresco, a gema se movimenta em seu interior.
Quebrar
pictureQuebre o ovo em um prato. O ovo fresco tem a gema arredondada envolta por um anel de clara. A gema achatada e a clara esparramada significam que o ovo já tem algum tempo e precisa ser muito bem cozido.
Flutuar
Coloque o ovo dentro de um copo alto cheio d´água. Os ovos muito frescos descem para o fundo do copo. Ovos com cerca de sete dias começam a subir para a superfície, com a parte arredondada voltada para cima. Se o ovo flutuar na superfície da água, isso significa que tem pelo menos 21 dias. Sua célula de ar já está suficientemente grande para fazer o ovo subir.
Teste da luz
Coloque o ovo contra luz forte. Os ovos crus frescos são translúcidos. Você gira o ovo em várias direções e a gema permanece no centro. À medida que o tempo passa, a gema começa a se deslocar.
(as fotos abaixo, foram retiradas do blog: Nutrikal e levemente alteradas para que fosse possível visualizar melhor)






Imagem abaixo do google:



Resolvi colocar umas dicas e uma “quase” receita... Na verdade seria a forma correta de preparar os ovos cozidos ( uma das formas mais “fáceis” e mais saudáveis de prepara-lo)

Cozinhar às vezes vira um grande tabu.A gente evolui tanto e a gente ainda tem pensamentos tão retrógrados... Muitos ainda acham que é obrigação das mulheres saberem cozinhar alguma coisa. Quando um homem sabe fazer qualquer prato, acham o máximo. Mas na realidade, acho que comida tem que ser feita com prazer, independente de quem a prepare! Algumas pessoas são apaixonadas por comida e adoram cozinhar, outras acham tudo muito trabalhoso. Na real, dá para fazer pratos saborosos sem muito trabalho, mas como tudo na vida, muitos outros preparos exigem dedicação. Se você é exigente no paladar, tem que ser preciso e dedicado na preparação. Mas é igual quando fazemos atividade física, dói e tem horas que dá vontade de desistir de tudo. Mas se você se dedicar e não desistir, com certeza terá um excelente resultado.
E por que comecei falar toda essa historinha? Para falar do ovo. A maioria das pessoas diz: "Nossa, não sabe nem cozinhar um ovo?" Cozinhar o ovo, de qualquer jeito realmente qualquer um faz instintivamente. Mas um ovo cozido com a clara macia (sem estar borrachuda) e a gema cremosa (sem ter aquela película horrorosa esverdeada) você tem que ser preciso. O tempo correto e os cuidados necessários.Não adianta jogar o ovo e esquecer ele cozinhando na panela eternamente...
Acontece que, se ficar tempo demais no calor, a clara, além de dura fica com uma textura de borracha. Já a gema fica esverdeada, porque uma de suas proteínas, que contém enxofre, reage com outra, que contém ferro. Aí, além de ficar escuro, o ovo fica com cheiro de enxofre. Portanto o segredo do ovo cozido é o tempo...
Um bom timer ajuda a manter o tempo sob controle! =)


Com as cascas dos ovos limpinhas, vamos aos passos:

1º )Primeiramente , a quantidade de água e a temperatura dos ovos e da água.A gente deve colocar água suficiente para cobrir o ovo dois dedos acima dele. 


2º)Temperatura do ovo: o ovo deve estar a temperatura ambiente, o choque térmico pode fazer o ovo rachar.

3º)A água deve estar fervendo, só então COLOQUE o ovo com cuidado na água, sempre tomando cuidado para não quebrar sua casca!

4º)O tempo! E agora, quanto tempo cozinhar o ovo? Muita gente coloca o ovo e esquece ele lá durante um tempão... Além de você estar gastando gás à toa, seu ovo vai ficando ruim... Então, qual seria o tempo ideal? Segue uma figurinha para ajudar a verem os resultados do cozimento dos ovos.Lembre-se o ovo é colocado em água fervente, depois de colocar o ovo na água fervente que contamos os minutos.



Dizem que ovos com gemas moles seriam de 4 a 6 minutos. 

4 minutos não dá!! O clara fica mole também... Gema molinha até é gostoso, mas clara mole não dá!!! =P O orifício maior ficou devido a clara e a gema escorrerem no corte

Para quem gosta de ovos com gema mole, os 6 minutos são perfeitos. A clara fica totalmente cozida e a gema totalmente mole. Só tome cuidado, não recomendamos o consumo de ovos que não são totalmente cozidos devido à salmonela. Se quer comer ovos assim precisa conhecer direitinho a saúde das galinhas que colocaram os ovos...risos! =) A salmonela é super perigosa e pode leva a óbito!
Aos 9 minutos a gema fica um pouco cozida, mas não sei se conseguem perceber na foto, mas a gema no centro ainda está mole, mas um pouco mais consistente.

Aos 10 minutos boa parte do centro ainda aparece ligeiramente mais escuro, porque a gema ainda não está totalmente cozida. Ainda há risco de salmonela!


Aos 11 minutos apenas um pequeno pedacinho no centro ainda está escuro. O risco de salmonela ainda existe!


Aos 12 minutos a gema fica totalmente amarela num tom homogêneo e bonito! Nada de camada escura por fora para deixar seu ovo feioso e mal cheiroso!! A gema ainda fica com uma textura cremosa, mesmo totalmente cozida e a clara fica firme mas não emborrachada! Perfeito e seguro! ;) 

Segue uma imagem do google para verem a camada escura que se forma após cozinhar o ovo demais. Quanto maior o tempo,mais escura será a camada!

E agora para fazer uma graça, ovos coloridos naturalmente!! Para aquelas que gostam de enfeitar a comidinha dos seus filhos ou mesmo de adultos felizes como eu!risos!!!


Primeiramente você vai precisar de repolho roxo picado, curry, vinagre e água quente

Coloque o repolho picadinho em uma tigelinha de vidro ou inox ( não use plástico, porque pode manchar seu recipiente e ainda como iremos usar água quente, pode liberar substâncias tóxicas do plástico para seu alimento!)

 Cubra com água quente e deixe lá por 10 minutos ( faça isso em 2 recipientes)

Depois dos 10 minutos retire o repolho das duas tigelinhas.
Em uma delas coloque uma colherzinha de vinagre a água vai mudar de cor na mesma hora, do azul vai para o cor de rosa!Coloque os ovinhos já cozidos e descascados na água colorida. É importante que a água cubra todo o ovo. Deixe lá de 20 a 30 min e mexa um pouquinho a cada 10 min para evitar que ele fique manchado( algumas partes com cor mais forte)



Em outra tigelinha, coloque água quente e o curry




E os ovinhos prontos ficam assim:




O gosto do curry fica suave, mas dá para sentir o gostinho. No ovinho lilás, o gostinho de vinagre aparece beem de leve. No azul, não senti gosto nenhum!

Espero que agora cozinhem seus ovos bem direitinho e com estilo! ^_^

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Panquecas integrais para crepes


Início de férias, mas sem muitos ingredientes...O marido adora massas e muitas vezes elas acabam sendo uma solução rápida para o jantar. Mas temos que tomar cuidado, afinal o carboidrato vira açúcar, então temos que comer carboidratos complexos para evitar o aumento do índice glicêmico repentino... Sem muita inspiração para contar historinha no post... =(

Fiz então massa para crepe integral e usei cogumelos paris no recheio!


INGREDIENTES
Adaptada daqui ( site Tudo Gostoso )

1 xícara de leite ( ou água ) - xícara medidora de 240ml
1 ovo
1 xícara de farinha de trigo integral ( pode substituir pela farinha tradicional, mas não recomendo... )
1 colher de sopa de óleo de sua preferência
1 pitada de sal moído na hora

MODO DE PREPARO
Bata os ingredientes no liquidificador.Preferi bater tudo a mão mesmo... Preguiça de limpar o mixer depois... ^_^ Misture bem até a mistura ficar homogênea.


Pré aqueça uma frigideira antiaderente.Coloque a massa na frigideira com o auxílio de uma concha
Deixe assar até que a borda obtenha uma cor dourada.


Reserve as panquecas e coloque o recheio de sua preferência. Enrole e reserve-as em um pirex
Cubra com molho de tomate caseiro e polvilhe com queijo ralado e leve ao forno pouco antes de servir só para aquecer. Fiz sem queijo, cobri apenas com molho de tomate.


Sempre que quiser pode aumentar a quantidade, é só dobrar a receita.Caso deseje fazer panquecas doces, basta colocar uma colher de sopa de açúcar( sugiro o mascavo ou demerara)

Fiz um recheio simples com os cogumelos frescos: Retirei o excesso de terra com uma escovinha (nunca lave cogumelos), fatiei e refoguei em uma frigideira antiaderente.Acrescentei requeijão caseiro com noz moscada ralada na hora e um pouco de vinho branco. Sal e pimenta do reino moídos na hora a gosto.Ao final acrescentei sálvia fresca da minha hortinha!! =) 
Cogumelos são minha paixão... Pena que são tão caros! =( Se nunca experimentou cogumelos frescos, sugiro experimentar. São mais saborosos e muito mais saudáveis que os de conserva.



Foi nosso jantar... Servi com uma salada e só! Delicioso!! =)